Os cardeais começaram a entrar na Capela Sistina, nesta quarta-feira (7/5), por volta das 11h30 de Brasília - 16h30 no horário do Vaticano. Os 133 cardeais de todo o mundo - 108 deles escolhidos pelo papa Francisco - se reúnem para iniciar a votação para escolha do novo pontífice. Pela manhã, os religiosos participaram da missa Pro Eligendo Pontífice na Basílica de São Pedro. 

Não existe um prazo estabelecido de duração do conclave. Ele pode ser encerrado ainda nesta quarta, ou se alongar por dias e até meses. O processo só acaba quando há consenso de uma maioria de dois terços dos votos. Os últimos dez conclaves, no entanto, foram curtos e não duraram mais do que cinco dias.

Segundo cardeais brasileiros ouvidos pela reportagem, expectativa é de um conclave "demorado". De acordo com eles, o próximo papa não será eleito nas primeiras votações, não por desunião dos cardeais, mas porque não se conhecem.

Informações de bastidores do conclave indicam que a Igreja está dividida. Um dossiê foi entregue aos cardeais com 20 nomes "papáveis", o que não foi visto com bons olhos por alguns, pois trata-se de uma tentativa de interferência na votação.

Durante seu papado, Francisco buscou ampliar e diversificar o número de cardeais, trazendo nomes de diferentes partes do mundo, em especial dos locais mais periféricos e até então sem representatividade no Vaticano.

Na missa Pro Eligendo Romano Pontifice, que abriu os ritos do conclave, o cardeal Giovanni Battista Re, que presidiu a cerimônia, pediu: "Que seja eleito o Papa que a Igreja e a humanidade precisam".

Como vai funcionar o conclave?

Serão feitas quatro votações por dia, duas pela manhã e duas à tarde. Após a 33ª ou 34ª votação, haverá um segundo turno direto e obrigatório entre os dois cardeais que receberam mais votos na última votação.

Se depois do terceiro dia de conclave a igreja ainda estiver sem papa, será feita uma pausa de 24 horas para orações. A primeira fumaça de resultado do conclave deve ser lançada da chaminé por volta das 14h desta quarta, no horário de Brasília.

A partir de quinta-feira, 8, as fumaças devem ocorrer nos seguintes horários:

- 5h30 (Horário de Brasília) - somente se for branca, ou seja, se o novo papa tiver sido escolhido;

- 7h (Horário de Brasília);

- 12h30 (Horário de Brasília) - somente se for branca;

- 14h (Horário de Brasília).

Os cardeais ficam proibidos de ter contato com o mundo externo até o fim da votação.

(Com informações de Estadão Conteúdo)