Robert Prevost foi eleito papa nesta quinta-feira (8) no Vaticano, adotando o nome Leão XIV para seu pontificado. O nome, escolhido pela 14ª vez, foi utilizado pela primeira vez por Leão Magno, o 45º Papa da história católica. 

De acordo com informações do Vaticano, Leão Magno impediu invasões bárbaras na Itália e fez contribuições teológicas fundamentais para a Igreja durante o século V. Ele liderou uma delegação que convenceu Átila a interromper a invasão dos Hunos na península italiana em 452 d.C. Três anos depois, conseguiu que os Vândalos, comandados pelo rei Genserico, saqueassem Roma sem incendiá-la.

O pontífice nasceu na região da Toscana e tornou-se diácono da Igreja de Roma por volta do ano 430. Dez anos depois, a imperatriz Plácida o enviou para mediar conflitos na Gália entre o general Aécio e o prefeito pretoriano Albino.

Sua consagração como Papa ocorreu em 29 de setembro de 440, após a morte do Papa Sisto III. O encontro histórico com Átila aconteceu próximo a Mântua, no rio Mincio, quando o líder dos Hunos já havia conquistado e saqueado cidades importantes do norte da Itália, como Aquileia, Pádua e Milão.

Uma lenda posteriormente retratada por Raphael nos afrescos das "Salas do Vaticano" conta que Átila recuou após ver os Apóstolos Pedro e Paulo armados com espadas atrás do Papa.

Durante seu pontificado de 21 anos em Roma, Leão Magno enfrentou desafios como escassez, pobreza, injustiças e superstições pagãs. Diante dessas dificuldades, incentivou obras de caridade e buscou manter a justiça e "oferecer amorosamente a clemência, porque sem Cristo nada podemos fazer, mas com Ele tudo é possível".

O "Pontífice Magno", como ficou conhecido, deixou um legado de aproximadamente 100 sermões e 150 cartas. Nesses documentos, demonstrou ser um teólogo e pastor dedicado à comunhão entre as diversas Igrejas.

Seu pontificado estabeleceu marcos importantes na história católica. Ele foi o primeiro Bispo de Roma a ser chamado Leão e o primeiro Sucessor de Pedro a receber o título de "Magno". Em 1754, por decisão do Papa Bento XIV, tornou-se um dos apenas dois papas a receber o título de "Doutor da Igreja", junto com Gregório Magno.

Leão Magno faleceu em 10 de novembro de 461. Registros históricos indicam que ele pode ter sido o primeiro Papa a ser sepultado na Basílica Vaticana. Suas relíquias estão preservadas na Capela de "Nossa Senhora do Pilar, na Basílica de São Pedro".