A corrida pelos táxis sem motorista está prestes a ganhar um novo rival de peso: a Volkswagen. A fabricante anunciou que levará sua elétrica autônoma ID Buzz AD às ruas dos EUA, começando por Los Angeles, e promete chacoalhar a liderança atual de Tesla e Waymo.
VW entra na disputa com veículo autônomo pronto para rideshare
Através da sua empresa de mobilidade, a MOIA, a Volkswagen começou a desenvolver o ID Buzz AD — um táxi elétrico autônomo em sistema SAE Nível 4, equipado com nada menos que 27 sensores e tecnologia Mobileye, preparado para operar em frotas comerciais sem piloto humano ao volante .
Plano inicial nos EUA: parceria com Uber em Los Angeles
O projeto prevê o início de testes ainda em 2025, seguido por uma implantação comercial em 2026, em parceria com o Uber. A expectativa é entregar as primeiras 500 unidades a partir do próximo ano, com expansão para outras metrópoles americanas .
Por que o ID Buzz AD pode ganhar quota no mercado
- Pronto para operação em larga escala: software de gestão de frota já integrado e compatível com apps existentes.
- Tecnologia avançada: sistema Level 4 com redundância em múltiplos sensores e condução mais segura.
- Peças robustas: com produção estimada em 10 000 unidades por ano a partir de 2026, VW aposta em eficiência e escala .
Concorrência acirrada: Tesla, Waymo e Zoox
A Waymo já domina a área da baía de São Francisco, Los Angeles, Phoenix e Austin, com mais de 250 000 viagens semanais e 1 500 veículos em operação . Já a Tesla pretende lançar seu serviço com veículo “Cybercab” em Austin ainda em junho de 2025 – embora dependa de aprovação legal e não use tecnologia LiDAR [oai_citation:0‡businessinsider.com](https://www.businessinsider.com/tesla-ceo-elon-musk-robotaxi-vision-how-to-get-there-2025-6?utm_source=chatgpt.com).
Enquanto isso, a Zoox, do grupo Amazon, abriu em Hayward (Califórnia) uma fábrica capaz de produzir 10 000 robotaxis por ano, com estreia pública prevista ainda este ano em cidades como Las Vegas e São Francisco .
O que isso significa para os consumidores
A chegada de uma nova plataforma autônoma da VW pode acelerar a competição e reduzir custos nas corridas sem motorista. Para os usuários, significa mais opções, possivelmente com carros maiores e maior foco em segurança — o VW ID Buzz AD é um van que comporta até seis passageiros.
Desafios pela frente
- Envio e homologação de veículos autônomos junto a órgãos reguladores nos EUA.
- Concorrência intensa exigindo preços competitivos e confiabilidade.
- Infraestrutura para operação em larga escala — gestão de frotas, recarga, manutenção.
A VW MR ID Buzz AD tem todos os ingredientes para virar protagonista no cenário de mobilidade autônoma — uma estratégia bem desenhada que alia design icônico, parceria com Uber e produção em escala. Resta saber se isso será suficiente para ganhar terreno em uma arena onde Tesla, Waymo e Zoox já estão bem posicionados.