O governo de Donald Trump pode começar a taxar o dinheiro enviado por imigrantes nos EUA aos seus países de origem. Uma nova lei em tramitação no Senado norte-americano propõe impor uma tarifa de 3,5% sobre as remessas remetidas pelos trabalhadores estrangeiros no país, estejam eles com documentação regular ou não.

A medida é parte do One Big Beautiful Bil (Um Grande e Belo Projeto de Lei, como tem sido popularmente chamado), grande aposta orçamentária de Trump que deve ser votada até o dia 4 de julho. Caso ela seja aprovada nos termos atuais, o Brasil seria diretamente impactado.

Leia também. Trump quer manter os trabalhadores imigrantes na agricultura e na hotelaria

Os EUA têm a maior comunidade brasileira no exterior — são quase 2,3 milhões de imigrantes, segundo o Itamaraty. Em 2023, de acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Banco Central, as remessas enviadas dos EUA ultrapassaram US$ 2 bilhões, o equivalente a 51,2% de todo o dinheiro enviado por brasileiros que vivem no exterior.

Em 2024, o valor das remessas de imigrantes nos EUA enviadas à América Latina chegou a quase US$ 161 bilhões, de acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).