Um homem de 43 anos foi vítima de golpistas após acreditar que estava conversando com a atriz norte-americana Jennifer Aniston. Os golpistas utilizaram inteligência artificial para criar vídeos falsos da artista e Paul Davis acabou acreditando no esquema, que culminou em transferências de mais de R$ 1.480 em cartões presente da Apple. O caso foi relatado pela vítima nesta quarta-feira (2).

Os criminosos empregaram tecnologia de deepfake para produzir vídeos onde uma pessoa se passava pela estrela da série "Friends". Nos materiais fraudulentos, a falsa Jennifer Aniston afirmava ter sentimentos românticos por Paul antes de pedir recursos para supostas "assinaturas da Apple". Segundo informações publicadas pelo jornal The Sun, que revelou o caso, este tipo de golpe tem se tornado cada vez mais comum com o avanço das tecnologias de IA.

"Recebi vídeos falsos da Jennifer Aniston dizendo que me ama e pedindo 200 libras esterlinas. Eu acreditei - e paguei", Paul revelou.

Para aumentar a credibilidade da fraude, os golpistas chegaram a enviar documentos falsificados, incluindo o que parecia ser a carteira de motorista da celebridade.

O britânico, que está desempregado, foi alvo de dezenas de vídeos falsos provenientes de contas que se passavam por famosos durante os últimos cinco meses. Além dos pedidos de dinheiro, os criminosos enviaram um falso "certificado do Facebook" alegando que ele havia ganhado 500 mil libras esterlinas (aproximadamente R$3,7 milhões) e um veículo de luxo.

Em um dos casos, um vídeo mostrava um falso Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, declarando: "Isso não é um golpe – acredite em mim", enquanto exibia uma identificação fraudulenta.

"Eles fazem parecer tão real", afirmou Paul. "Isso vem acontecendo há cinco meses. Pensei que alguém seria punido por isso, mas eles parecem estar se divertindo - e se safando."

O homem de 43 anos disse não ser o único a cair nesse tipo de esquema. Segundo seu relato, uma pessoa conhecida perdeu mais de mil libras em cartões-presente da Apple em fraudes semelhantes.

"Não posso continuar sofrendo esse tipo de prejuízo. Eles estão pedindo dados bancários, informações de cartão de crédito - tudo", alertou.

Paul decidiu compartilhar sua história para alertar outras pessoas e tentar impedir que os golpistas continuem agindo.