Geraint Mullins estava em casa assistindo TV quando notou uma espinha no pescoço e decidiu espremê-la. O que ele não imaginava era que a atitude, até então um costume, quase causaria a sua morte. Isso porque em menos de um dia, a acne espremida se transformou em um abscesso e ele desenvolveu uma sepse.
"Eu gosto de espremer espinhas - e quando eu espremi, era apenas uma espinha normal", disse Geraint à BBC. "Mas dentro de alguns dias, cresceu e se tornou um abscesso bastante grande”, lembrou.
A sepse se desenvolveu devido à combinação do abscesso formado após espremer a espinha e uma colite ulcerativa não diagnosticada. A infecção se manifestou exatamente no local onde a acne foi manipulada. "Eu estava muito letárgico, bastante fora de mim, eu realmente não sabia o que estava acontecendo", contou.
Geraint foi inicialmente atendido por seu médico de família e posteriormente transportado de ambulância para o hospital para tratamento de emergência. O jovem desenvolveu um abscesso do tamanho de uma bola de golfe em seu pescoço, que precisou ser drenado.
Mesmo após a primeira cirurgia e o tratamento com antibióticos intravenosos, a ferida permaneceu infectada, exigindo uma segunda intervenção cirúrgica uma semana depois. O caso ocorreu quando Geraint tinha 16 anos e deixou uma cicatriz em seu pescoço.
"Eu estive muito perto de potencialmente não estar mais aqui", afirmou. O que o ajudou a continuar vivo, de acordo com os médicos, foi sua boa condição física. “Se eu não estivesse tão em forma, eu poderia estar morto", revelou ele, que é jogador amador de futebol.
Antes desse episódio, Geraint desconhecia completamente a condição. "Eu não sabia absolutamente nada [sobre sepse]. Eu não tinha ideia do que era, nunca tinha ouvido falar até ter."
Após esta experiência, ele tornou-se um defensor da conscientização sobre a doença. "Eu definitivamente encorajaria as pessoas a aprenderem sobre isso e se educarem porque pode salvar vidas. Se eu (agora) vejo algo que potencialmente pode estar infectado, a primeira coisa que virá à minha mente é a sepse."
O que é sepse?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a sepse é uma condição potencialmente fatal que ocorre quando o sistema imunológico do corpo reage de forma extrema a uma infecção, causando disfunção orgânica. Neste caso, a reação do corpo acaba causando danos a seus próprios tecidos e órgãos, o que pode levar a choque, falência múltipla de órgãos e até a morte.
Ainda, conforme a organização, a sepse pode afetar qualquer pessoa, mas indivíduos mais velhos, muito jovens, grávidas ou com problemas de saúde correm maior risco.
Os sinais mais comuns da condição incluem febre, frequência cardíaca acelerada, respiração ofegante, confusão e dor no corpo.