A presidente do México, Claudia Sheinbaum, lançou, nesta sexta-feira (25), um sorteio cujos lucros servirão para apoiar os imigrantes mexicanos nos Estados Unidos através dos consulados.
Cerca de 12 milhões de mexicanos vivem nos Estados Unidos, onde o presidente Donald Trump lançou uma dura política anti-imigratória desde seu retorno à Casa Branca em janeiro.
"O recurso que se obtenha depois dos prêmios vai ser para fortalecer todo o apoio dos imigrantes nos Estados Unidos por parte de nossos consulados", disse Sheinbaum durante sua habitual coletiva de imprensa matinal.
O bilhete desse sorteio, com um valor acumulado em prêmios de 424,5 milhões de pesos (126 milhões de reais), exibe um coração rodeado de por espigas de milho e magueyes ao lado da legenda "México com M de migrante".
O sorteio especial da loteria será realizado em 15 de setembro, quando o México celebra o início, em 1810, da guerra de independência contra a coroa espanhola.
O ato comemorativo deste ano "será dedicado a nossos irmãos migrantes", destacou a mandatária esquerdista.
Na quarta-feira, Sheinbaum reportou que cerca de 75.000 mexicanos decidiram se repatriar de maneira voluntária dos Estados Unidos ao longo do segundo mandato presidencial de Trump.
Essas repatriações voluntárias ocorreram em meio a operações para deter imigrantes em situação irregular, especialmente em Los Angeles, a cidade que concentra o maior número de mexicanos que vivem fora de seu país.