O presidente Volodimir Zelensky anunciou nesta sexta-feira (25/7) que negociadores ucranianos e russos começaram a discutir uma possível reunião com seu homólogo Vladimir Putin. "Precisamos encerrar esta guerra, que provavelmente começará com uma reunião dos líderes", disse Zelensky em um encontro com jornalistas.
Os negociadores russos "começaram a discutir" o assunto com o lado ucraniano, acrescentou. Zelensky também afirmou que ouviu manifestantes contrários à lei que revoga a independência dos órgãos anticorrupção, motivo pelo qual decidiu propor um novo projeto de lei.
"É completamente normal que as pessoas reajam quando não querem algo ou quando não gostam", comentou o presidente ucraniano. "É muito importante que ouçamos e respondamos da maneira correta", disse ele.
Na reunião com jornalistas, Zelensky afirmou que a Ucrânia trabalha na obtenção de financiamento para dez sistemas de defesa aérea Patriot, após acordo com os Estados Unidos que permite às nações europeias adquirir armas americanas para fornecer a Kiev.
"O presidente dos Estados Unidos vai entregar esses sistemas para que sejam vendidos a nós. Nossa tarefa é encontrar financiamento para esses dez sistemas", afirmou Zelensky, acrescentando que o financiamento para três deles já havia sido garantido.