Um músico italiano, de 52 anos, morreu após consumir um sanduíche de linguiça com brócolis comprado em um food truck na cidade de Diamante, na região da Calábria, na Itália. Luigi Di Sarno faleceu no início do mês após contrair botulismo, doença causada por uma toxina bacteriana que se desenvolveu no brócolis em conserva utilizado no preparo do lanche.
Di Sarno retornava para Nápoles depois de passar férias na Calábria quando parou para comer. Durante o trajeto, começou a sentir mal-estar e precisou interromper a viagem na cidade de Lagonegro, província de Potenza, onde faleceu.
O surto de botulismo afetou dez pessoas no total, incluindo o músico. Das nove pessoas hospitalizadas, duas são adolescentes, de 17 anos, que permanecem internadas em unidades de terapia intensiva. Segundo a imprensa local, pelo menos cinco das vítimas consumiram alimentos no mesmo estabelecimento que Di Sarno.
A contaminação foi rastreada até um lote específico de brócolis em conserva em óleo usado no preparo dos sanduíches vendidos pelo food truck. As autoridades sanitárias implementaram medidas emergenciais após identificar a origem do problema.
Mena Di Sarno, irmã de Luigi, contou ao site "InterNapoli" que o homem de 52 anos recebeu alta do hospital apesar de ainda se sentir mal e tonto. De acordo com o relato da mulher, o músico faleceu durante o trajeto de retorno ao hospital.
O Ministério Público de Paola está investigando o caso. O prefeito de Diamante, Achille Ordine, pediu aos moradores em nota oficial postada no Facebook na última quinta-feira (7) que não entrassem em pânico nem espalhassem boatos enquanto as investigações prosseguem.