Desde que a Guarda Nacional assumiu a segurança de Washington, 45 pessoas foram presas na cidade e 29 imigrantes ilegais foram encaminhados para a deportação, informou nesta quinta-feira (14) a porta-voz do governo Trump, Karoline Leavitt.

Cerca de 800 agentes da Guarda Nacional começaram a chegar à capital norte-americana anteontem. Eles foram enviados por ordem do presidente Donald Trump, que decretou intervenção federal na cidade, alegando problemas de segurança pública.

"Da noite para o dia, 45 prisões de criminosos foram feitas. Além disso, 29 imigrantes ilegais foram deportados. Se os democratas conseguissem o que queriam, haveria centenas de criminosos soltos", disse a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, à Fox News.

Os motivos das prisões foram, principalmente, roubos e tráfico de drogas. De acordo com Leavitt, os números são resultado da atuação conjunta de 19 agências, em 7 distritos de Washington.

Este foi o primeiro balanço da operação, divulgado menos de 48h após seu início. Os agentes da Guarda Nacional começaram a chegar a Washington na noite de anteontem. Desde então, veículos blindados passaram a ser vistos pelas ruas, principalmente na região central da cidade e em locais turísticos.

Manifestante protesta em NY contra deportação de imigrantes. Foto: MICHAEL M. SANTIAGO / GETTY IMAGES AMÉRICA DO NORTE / Getty Images via AFP

TRUMP ORDENOU 'LIMPEZA' DA CAPITAL

Sob o lema "tornar D.C. segura outra vez", medida foi anunciada na última segunda-feira. A intervenção federal foi colocada em vigor para transformar Washington na ''capital mais bonita do mundo'', segundo Trump. Ela tem duração prevista de 30 dias.

"Vou tornar a nossa capital mais segura e mais bonita. Os sem-teto têm de sair imediatamente. Vamos dar acomodação para ficarem, mas longe da capital. Os criminosos não precisam se mudar. Vamos colocá-los todos na cadeia, onde pertencem", disse o presidente dos EUA, Donald Trump, durante coletiva de imprensa.

No dia anterior, Trump já havia ordenado que pessoas em situação de rua deixassem a cidade imediatamente. Segundo ele, Washington será libertada do "crime, da sujeira e da escória". ''Nossa capital foi derrubada por gangues violentas, criminosos, maníacos, selvagens e pessoas sem casa. E nós não vamos deixar isso acontecer mais. Nós não vamos aceitar'', falou.