Uma greve de mais de 10 mil comissários de bordo fez com que a Air Canada suspendesse suas operações neste sábado (16) em todo o mundo, afetando cinco voos que passam pelo Brasil.

A paralisação atingiu voos que passariam pelo Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Ao todo, cinco voos foram suspensos, sendo que dois deles iriam para Toronto e Montreal, no Canadá, e um terceiro, para Buenos Aires, na Argentina. Outros dois voos que chegariam de Toronto e Buenos Aires também foram afetados.

A princípio, a medida deve durar 72 horas. A Air Canada informou, em nota, que cerca de 130 mil clientes serão afetados por dia nas 180 cidades atendidas pela empresa. Só neste sábado (16), suspensões atingiram 700 voos.

A companhia aérea orientou passageiros com voos cancelados a não irem aos aeroportos. No comunicado, a empresa disse que "notificará os clientes com viagens iminentes" sobre os procedimentos a serem adotados e oferecerá créditos para remarcação de voos. Mais informações podem ser obtidas no site da companhia: visitaraircanada.com/action.

Neste momento, a Air Canada permanece engajada e comprometida em negociar a renovação de seu acordo coletivo com o sindicato, disse a Air Canada, em nota. 

COMISSÁRIOS PEDEM REAJUSTE E PAGAMENTO DE HORAS TRABALHADAS EM SOLO

Greve na alta temporada ocorre para reivindicar melhores salários. Os comissários de bordo também exigem que as horas trabalhadas em solo, no embarque e desembarque de passageiros, por exemplo, sejam remuneradas. neste sábado (16), eles não recebem por esse trabalho.

Negociações se estendem por cerca de oito meses. A última proposta da Air Canada propunha um aumento de 38% na remuneração total, incluindo benefícios e aposentadoria. O sindicato, porém, considerou que um reajuste de 8% no primeiro ano, conforme sugerido, não seria suficiente.