Depois de passar meses organizando cada detalhe de seu casamento, a cabeleireira Kelly Stech se viu diante de uma situação inesperada: ela não conseguiu sorrir durante a cerimônia porque seu rosto estava parcialmente paralisado. A condição foi explicada quando ela recebeu um diagnóstico da Síndrome de Ramsay Hunt, uma infecção viral que afeta o nervo facial e que, no caso de Kelly, foi causada pelo estresse acumulado durante os preparativos para o matrimônio.
A cabeleireira contou que começou a ter os primeiros sinais de que algo estava errado alguns dias antes do casamento, quando ela teve dores de ouvido, dificuldade para engolir e apresentou bolhas na região auricular. Inicialmente, os médicos diagnosticaram apenas uma infecção de pele e prescreveram antibióticos.
A situação piorou quando Kelly passou a sofrer com vômitos constantes, exaustão extrema e, finalmente, perda de movimentos no lado direito do rosto. A descoberta da gravidade do problema ocorreu de forma inesperada. "Eu estava brincando no Snapchat quando percebi que não conseguia mexer metade da minha face. Entrei em pânico", relatou ela ao jornal "The Sun".
Após ser encaminhada ao hospital, os médicos suspeitaram inicialmente de paralisia de Bell. Posteriormente, exames confirmaram que se tratava da Síndrome de Ramsay Hunt, uma complicação do vírus herpes-zóster, o mesmo responsável pela catapora, que também acometeu o cantor Justin Bieber, em 2022.
Kelly decidiu manter a data do casamento apesar das dificuldades. "Eu queria que fosse o dia mais feliz da minha vida, mas tinha medo de que as pessoas pensassem que eu estava infeliz. Eu simplesmente não conseguia sorrir", explicou.
A cerimônia ocorreu em Chicago, nos Estados Unidos, onde o casal reside. Durante a celebração, Kelly precisou usar um lenço para manter o olho fechado, já que havia perdido a capacidade de piscar.
O casal reduziu o número de convidados de 200 para 50 pessoas, limitando a presença aos mais próximos. A equipe de beleza ajudou a disfarçar os efeitos da paralisia, e a disposição dos padrinhos e madrinhas foi reorganizada para minimizar a visibilidade do lado afetado durante a cerimônia. Além disso, tiveram que cancelar a lua de mel devido aos problemas de saúde.
Segundo informações da instituição Facial Palsy UK, o estresse pode comprometer o sistema imunológico, favorecendo o surgimento do herpes-zóster e, consequentemente, da síndrome. Kelly acredita que a pressão dos preparativos foi determinante para o desenvolvimento de sua condição. "O peso financeiro e a ansiedade me levaram ao limite. Hoje, aconselho outras noivas a não se preocuparem tanto com detalhes pequenos. Não vale o risco", afirma.
Semanas após o casamento, Kelly recuperou completamente os movimentos faciais. Atualmente, ela está grávida de oito meses e reflete sobre a experiência como um aprendizado importante para o relacionamento. "Experimentamos muito cedo o que significa o 'na saúde e na doença'. É algo que nunca vou esquecer".