O juiz americano Frank Caprio, celebridade nas redes sociais e estrela da televisão, morreu nessa quinta-feira (21/8) aos 88 anos em Rhode Island, nos Estados Unidos. A notícia foi publicada pela família. Caprio ficou mundialmente conhecido por sua abordagem compassiva nos tribunais de Providence, onde atuou por quatro décadas.
Durante sua carreira de 40 anos, o magistrado se destacou pelo uso de compaixão e humor em seus julgamentos, sempre considerando as circunstâncias pessoais dos réus que compareciam em seu tribunal. Ele chegou a ganhar apelido de "O juiz mais bonzinho do mundo" e essa característica o transformou em um fenômeno da internet, com bilhões de visualizações em suas aparições no programa de TV "Caught in Providence".
Caprio morreu após um diagnóstico de câncer de pâncreas, anunciado em sua conta oficial no Instagram. Na plataforma, onde acumulava 3,4 milhões de seguidores, o juiz foi lembrado por sua "cordialidade" e "crença inabalável na bondade das pessoas".
No Brasil, páginas de fãs nas redes sociais compartilhavam momentos de destaque com legendas em português. Vários seguidores comentam demonstrando admiração por Caprio.
Uma publicação compartilhada por Juiz Frank Caprio (@juizfrankcaprio.fanpagebrazil)
Quem era o juiz Frank Caprio
Antes de se tornar uma celebridade televisiva, Caprio presidiu milhares de casos em Providence, sua cidade natal. Seu estilo no tribunal gerou diversos momentos virais, desde convidar crianças para se sentarem com ele durante os julgamentos até apresentar um boneco de pelúcia chamado "mini-juiz", inspirado em sua própria imagem.
A popularidade do magistrado nas redes sociais era significativa. Um vídeo no TikTok que mostrava sua rotina matinal - escovando os dentes, assinando seu livro e assistindo a episódios de seu próprio programa - ultrapassou 5 milhões de visualizações.
Em uma entrevista concedida em 2019, o juiz Caprio explicou que seus procedimentos no tribunal "mostram um recorte da vida em Rhode Island que é muito interessante, e reflete os mesmos problemas que as pessoas estão enfrentando em todo o país".
David Caprio, filho do magistrado, agradeceu aos fãs pelo amor e apoio, incentivando as pessoas a "espalhar um pouco de bondade" em memória de seu pai. Na declaração publicada no Instagram, o juiz foi lembrado pelos "incontáveis atos de bondade que inspirou" ao longo de sua vida.
"Sua cordialidade, humor e gentileza deixaram uma marca indelével em todos que o conheceram", dizia o comunicado na rede social. Durante sua trajetória, o programa "Caught in Providence" recebeu três indicações ao Emmy Diurno, com o próprio juiz Caprio sendo indicado duas vezes no ano passado.
A Debmar-Mercury, empresa responsável pela produção do programa, prestou homenagem ao "estilo único de compaixão e abordagem de bom senso" do magistrado. "Sentiremos muito a falta dele", afirmaram os copresidentes Mort Marcus e Ira Bernstein em um comunicado oficial.
Após ser diagnosticado com câncer de pâncreas em 2023, o juiz Caprio declarou estar "totalmente preparado para lutar o mais forte que puder" e agradeceu aos seguidores pelo apoio recebido. Em uma de suas últimas publicações nas redes sociais, ele informou que havia retornado ao hospital após sofrer um "contratempo" em seu tratamento.
Frank Caprio deixa sua esposa Joyce Caprio, com quem foi casado por quase 60 anos, além de cinco filhos, sete netos e dois bisnetos.
* Com informações da BBC