Duas pessoas morreram após contraírem uma bactéria comedora de carne ao consumirem ostras cruas na Louisiana, Estados Unidos. As mortes foram confirmadas nesta semana pelo Departamento de Saúde do estado durante uma reunião da Força-Tarefa de Ostras da Louisiana. Uma das vítimas era residente local, enquanto a outra era de fora do estado.
De acordo com a NBC, as mortes foram causadas pela bactéria Vibrio vulnificus, encontrada naturalmente em águas costeiras quentes, mais comum entre maio e outubro. O microrganismo pode causar doenças ao consumir frutos do mar crus ou mal cozidos, ou quando feridas abertas entram em contato com água do mar.
O Departamento de Saúde da Louisiana informou que outras duas pessoas também faleceram este ano no estado devido à mesma bactéria, mas por causas não relacionadas ao consumo de ostras.
"Muitas pessoas com infecção por Vibrio vulnificus podem ficar gravemente doentes e precisar de cuidados intensivos ou amputação de membros. Cerca de uma em cada cinco pessoas com essa infecção morre, às vezes dentro de um ou dois dias após adoecer", alertou o órgão de saúde ao veículo norte-americano.
A Louisiana registrou 22 casos de Vibrio vulnificus que resultaram em hospitalizações entre seus residentes neste ano. Mais de 80% dessas ocorrências foram causadas por exposição de feridas abertas à água do mar, não pelo consumo de frutos do mar.
"Durante o mesmo período nos últimos dez anos, uma média de sete casos de Vibrio vulnificus e uma morte foram relatados a cada ano na Louisiana", informou o departamento. Os números atuais representam um aumento considerável nos casos e óbitos em 2025.