O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, causou algumas especulações sobre seu estado de saúde após passar quase uma semana sem aparições públicas. Conforme dados do Google Trends, buscas no Google pelo termo "Trump morreu", em inglês, espanhol e português, atingiram pico entre 29 e 30 de agosto.
Os rumores sugerem desde problemas graves de saúde até que o presidente teria "morrido". Fotografias registradas pelo fotógrafo Andrew Caballero-Reynolds da agência AFP, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, no entanto, mostram o mandatário saindo da Casa Branca e, nesta terça-feira (2/9) ele realizou um pronunciamento oficial na Casa Branca.
First confirmed photo of Trump (AFP) with granddaughter Kai.
— blingsabato (@blingsabato) August 30, 2025
Can a man just play golf in peace!?#TrumpDead #Trump pic.twitter.com/UfttZUT19S
O que alimenta as especulações
As teorias que circulam na internet se baseiam principalmente em dois elementos: o reaparecimento de uma mancha escura na mão direita do presidente e a ausência de aparições públicas após sua última reunião de Gabinete televisionada em 26 de agosto.
Os rumores tomaram conta das redes sociais, circulando rapidamente entre influenciadores conspiratórios que já haviam levantado questões sobre hematomas recorrentes vistos na mão de Trump. Fontes próximas ao presidente indicam que ele se sente autoconsciente sobre o hematoma na mão, que teria ocorrido muito antes de reassumir o cargo.
Segundo os registros fotográficos da AFP, Trump dirigia-se ao seu campo de golfe em Sterling, Virginia, nos dias em que foi fotografado. Em 1º de setembro, o fotógrafo freelancer Andrew Leyden também publicou imagens do retorno do presidente à residência oficial.
A Casa Branca não emitiu comunicados sobre complicações na saúde do presidente, além da insuficiência venosa crônica (problema de circulação nas veias) diagnosticada em 17 de julho de 2025. O médico de Trump, Dr. Sean Barbabella, escreveu na época que um exame não encontrou indicação de condições mais graves, e que a insuficiência venosa crônica é uma condição comum em pessoas mais velhas onde as válvulas dentro de certas veias não funcionam adequadamente.
Close-up photos of Trump's right hand. pic.twitter.com/csQRTCGYM5
— Blue Georgia (@BlueATLGeorgia) August 25, 2025
Tentativas de desmentir os rumores
Contas aliadas ao presidente divulgaram em 30 de agosto um vídeo onde Trump aparece cumprimentando pessoas na Casa Branca, supostamente "acabando com os rumores" sobre seu falecimento. Uma verificação por busca reversa no Google Lens revelou que o vídeo não é recente e circula na internet pelo menos desde 28 de junho.
A conta oficial de Trump no TruthSocial permanece ativa. Em 30 de agosto, uma mensagem afirmava que, "Nunca me senti melhor em minha vida". Outra postagem do mesmo dia mostrava o presidente ao lado de Jon Gruden, ex-treinador da NFL, com a legenda "Ótimo ter jogado golfe com Jon Gruden".
Trump também postou compulsivamente no Truth Social durante o fim de semana, incluindo uma mensagem de 247 palavras no sábado — com vídeo anexado — relatando seu confronto com um subcontratado que ele alegou ter arranhado a nova alvenaria no Rose Garden.
Alguns usuários questionaram a atualidade dessa foto com Gruden, apontando que o ex-técnico havia publicado em sua conta no X uma imagem usando as mesmas roupas em 23 de agosto. Na foto compartilhada por Trump, é possível identificar uma bandeira americana similar à que existe em seu campo de golfe na Virginia.
Entre 30 e 31 de agosto circularam mensagens e vídeos nas redes sociais anunciando uma suposta morte ou doença grave de Trump, sem apresentar evidências concretas. O presidente não interagia com a imprensa desde 26 de agosto.
'Meio louco'
Na terça-feira (2/9), Trump finalmente reapareceu em público no Salão Oval para anunciar um novo local para a sede do Comando Espacial dos EUA, rompendo sua ausência de uma semana dos holofotes. Durante o evento, o presidente desconsiderou a especulação sobre seu bem-estar e insistiu que esteve "muito ativo" durante o fim de semana prolongado.
"É meio louco", disse ele aos repórteres. "Muita gente sabe que eu estava muito ativo neste Dia do Trabalho."
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, emitiu um comunicado afirmando que Trump "está perfeitamente bem e tem uma quantidade tremenda de energia", classificando as especulações online como "loucas e sem fundamento" e promovidas por "ativistas democratas e lunáticos de esquerda".
Quanto aos hematomas na mão de Trump, o Dr. Barbabella os atribuiu anteriormente a "irritação leve dos tecidos moles" resultante de apertos de mão frequentes e ao uso de aspirina pelo presidente, que pode tornar os hematomas mais comuns. Na aparição de terça-feira, segundo a CNN, Trump parecia ter descoloração na parte de trás de sua mão, possivelmente de maquiagem.
Some photos of Trump's right hand from today's presser. pic.twitter.com/oqzng7jALO
— bryan metzger (@metzgov) September 2, 2025