Descoberta

Alienígenas estão tentando entrar em contato? Cientistas suspeitam que sim

Estudos recentes mostram que sinais de rádio emitidos de um objeto robusto podem ter sido emitidos por extraterrestres

Por O Tempo
Publicado em 11 de maio de 2023 | 18:07
 
 
 

Sinais de rádio misteriosos captados para além da atmosfera têm sido um tema quente na astronomia nos últimos anos. Pesquisa publicada por cientistas chineses e estadunidenses aponta que as ondas captadas podem ser extraterrestres tentando se comunicar com a Terra. 

Detectados pela primeira vez há 15 anos, este sinais são rajadas rápidas de rádio (FRBs, na sigla em inglês). Estudiosos nunca souberam de onde elas vinham até que uma equipe internacional, recentemente, descobriu pistas que revelam aspectos de sua origem. 

As FRBs 20190520B, segundo os cientistas, vêm de um um sistema binário nos arredores de uma galáxia anã pobre em metal a cerca de 3 bilhões de anos-luz da Terra. Embora não seja possível ainda precisar o local com exatidão, suspeita-se que são projetadas por um "objeto compacto" próximo a uma estrela massiva com fortes ventos estelares. 

Os cientistas envolvidos no novo estudo disseram que o objeto pode ser um buraco negro ou uma estrela de nêutrons altamente magnetizada – conhecida como magnetar – embora nenhuma das teorias se encaixe “ao considerar todos os dados”.

O FRB 20190520B chamou atenção também por sua consistência de emissão, sendo o primeiro com uma repetição persistentemente ativo até então descoberto. 

Os pesquisadores afirmaram que uma estrela de nêutrons ou um buraco negro podem ser a fonte, já que ambos já haviam sido encontrados em sistemas binários com companheiros que possuem ventos estelares massivos.

O estudo foi realizado por pesquisadores dos Observatórios Astronômicos Nacionais da Academia Chinesa de Ciências (NAOC) e da Universidade de West Virginia usando o Telescópio Parkes na Austrália e o Telescópio Green Bank nos EUA. 

O Dr. Li Di, uma das cientistas responsáveis, e sua equipe do NAOC agora querem aprender mais sobre o ambiente magnetizado que envolve os FRBs na esperança de dar mais um passo adiante em sua compreensão de onde exatamente esses sinais vêm. (Com informações de Daily Mail)

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!