Terremoto

Argélia abre espaço aéreo para voos humanitários ao Marrocos

País deixa diferenças diplomáticas de lado para facilitar socorro; circulação de aviões civis e militares estava fechada desde setembro de 2021

Por Agências
Publicado em 09 de setembro de 2023 | 13:38
 
 
 

A Argélia anunciou neste sábado (9) a abertura do seu espaço aéreo para aviões que transportam ajuda humanitária às vítimas do terremoto no Marrocos, país ao qual fechou a circulação de aviões civis e militares em setembro de 2021. 

Em comunicado, a presidência argelina anunciou a abertura do espaço aéreo "a voos para transporte de ajuda humanitária e de feridos", depois do "violento terremoto" que abalou o país vizinho e deixou mais de mil mortos até agora.

Em 22 de setembro de 2021, Argel fechou o seu espaço aéreo a todas as aeronaves civis e militares marroquinas, após romper relações diplomáticas com Rabat em meio a uma grave crise bilateral. 

As autoridades argelinas afirmaram ainda estar "totalmente dispostas a prestar ajuda humanitária e a mobilizar todos os recursos materiais e humanos em solidariedade com o povo irmão marroquino, se solicitado pelo Reino de Marrocos”, acrescentou a presidência.

Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores da Argélia expressou as suas “sinceras condolências” ao Marrocos pelas vítimas do terremoto.

(AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!