Tragédia

Batida entre caminhão e vários carros deixa 48 mortos no Quênia

Ao menos 30 pessoas ficaram seriamente feridas e foram encaminhadas a hospitais; autoridades afirmam que número de mortos pode ser ainda maior

Por Agências
Publicado em 30 de junho de 2023 | 20:17
 
 
 

Ao menos 48 pessoas morreram nesta sexta-feira (30) em uma colisão entre um caminhão e vários veículos no oeste do Quênia, informou a polícia deste país do leste da África.

"Atualmente podemos confirmar a morte de 48 pessoas e acreditamos que uma ou duas mais ainda possam estar presas debaixo do caminhão", após o acidente, ocorrido na rodovia entre as cidades de Kericho e Nakuro, disse à AFP o comandante da polícia, Geoffrey Mayek.

"Trinta pessoas ficaram seriamente feridas e foram levadas a vários hospitais. O número pode ser maior, mas por enquanto só temos certeza de que são 30", acrescentou. Segundo a Cruz Vermelha local, as chuvas fortes dificultam as operações de resgate.

Tom Mboya Odero, comandante da polícia regional do Vale do Rift, informou que o caminhão que viajava em direção a Kericho "perdeu o controle e colidiu em oito veículos, várias motocicletas, pessoas que estavam à beira da estrada, vendedores e outras pessoas que estavam em outros negócios".

O presidente do Quênia, William Ruto, expressou condolências após o acidente, que ocorreu por volta das 18h30 locais (12h30 de Brasília) em uma região movimentada.

"É uma pena que algumas vítimas mortais fossem jovens com um futuro promissor e empresários que estavam em seus afazeres diários", disse no Twitter.

Imagens divulgadas pelas emissoras de TV locais mostraram vários veículos destruídos.

"É um momento obscuro para a população de Kericho. Meu coração está com as famílias que acabam de perder seus entes queridos", disse pelo Facebook o governador de Kericho, Erick Mutai.

O número de pessoas falecidas em acidentes rodoviários no Quênia tem aumentado nos últimos anos, segundo dados do governo. (AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!