Um buraco gigantesco de 64 metros de profundidade e 32 metros de diâmetro surgiu na comunidade de Tierra Amarilla, no deserto do Atacama, no Chile. O buraco apareceu nas proximidades de uma área de extração mineral de Alcaparrosa.

Assista ao vídeo:

Até o momento, não é possível determinar a origem do buraco. Em seu perfil no Facebook, o prefeito Tierra Amarilla, Cristóbal Zúñiga, disse que, no sábado (2), já recebeu reclamações sobre o surgimento de um sumidouro na região. 

“Estamos preocupados, pois é um medo que sempre tivemos como comunidade, o fato de estarmos cercados por jazidas de mineração e obras subterrâneas sob nossa comunidade”, publicou o prefeito. 

As autoridades foram até o local para fazer uma revisão in loco. Segundo as investigações preliminares, o buraco não representa danos às pessoas que vivem no local. O local segue sendo monitorado. 

O prefeito disse também que irá “proteger a nossa comunidade e acabar de uma vez por todas com estes abusos e a contaminação excessiva destas empresas mineiras”, disse.