China

China: Ao menos 5 mil animais são encontrados mortos de fome e sede em depósito

Conforme relatos, os bichos seriam entregues a compradores, mas um “erro de comunicação os deixou morrer de desidratação, fome, e sufocamento

Por Da redação
Publicado em 01 de outubro de 2020 | 18:08
 
 
 
normal

Ao menos 5 mil animais foram encontrados mortos dentro de caixas de papelão na última semana em Beijing, na China, em uma distribuidora. A informação foi divulgada pela rede de televisão estadunidense “CBS” nesta quinta-feira (1).

Conforme relatos encaminhados à reportagem do canal, os bichos seriam entregues a compradores, mas um “erro de comunicação” os deixou morrer de desidratação, fome, e sufocamento após uma semana dentro dos compartimentos.

Cerca de 200 animais sobreviveram, e foram resgatados por uma entidade protetora dos animais da China. O governo instaurou uma investigação para apurar o que ocorreu no estabelecimento.

“O local estava infestado de caixas de entrega com milhares de animais mortos. O lugar inteiro cheirava a carniça. Era como estar vivendo no inferno”, contou a fundadora do Utopia, grupo que resgatou os bichos, à CBS. 

Nas caixas, havia coelhos, porquinhos da índia, gatos e cachorros, todos presos por plástico ou grades de metal dentro das caixas, que tinham pequenos buracos para que pudessem respirar. 

A legislação chinesa proíbe envio de animais vivos em embalagens comuns, como as que foram usadas. A protetora dos animais disse que é provável que “os bichos tenham sido comprados online como animais de estimação, mas foram deixados no depósito por atraso logístico”.

A empresa alegou à imprensa local que “não estava ciente” do ocorrido, e disse que usa material permitido para transportar os animais. A fundadora da ONG e outros 20 voluntários conseguiram resgatar 200 coelhos e 50 cachorros e gatos do local. Muitos foram adotados e, os que estavam doentes, foram levados para atendimento veterinário. 

As autoridades chinesas proveram enterros para os animais e desinfecção do local onde foram encontrados mortos. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!