Tempestades

Chuvas no Haiti deixam 42 mortos, 11 desaparecidos e milhares deslocados

Segundo a ONU, as chuvas afetaram 37.000 pessoas e causaram o deslocamento de 13.400

Por Agências
Publicado em 05 de junho de 2023 | 20:33
 
 
 

Fortes chuvas caíram no Haiti durante o fim de semana, onde deixaram pelo menos 42 mortos e 11 desaparecidos, segundo o balanço da proteção civil desta segunda-feira (5). As intempéries causaram grandes inundações e deslizamentos em sete de 10 departamentos do país, que está mergulhado em uma crise humanitária alimentada pela violência das gangues. 

Segundo a ONU, as chuvas afetaram 37.000 pessoas e causaram o deslocamento de 13.400. A cidade de Léogane, situada a 40 km ao sudeste da capital, Porto Príncipe, foi particularmente afetada, com três cheias de rios. Pelo menos 20 pessoas morreram ali, segundo o primeiro balanço dos socorristas. 

"Os moradores estão desesperados. Perderam tudo. As águas devastaram suas roças, levaram o gado", descreveu à AFP o prefeito de Léogane, Ernson Henry. 

Milhares de famílias foram afetadas em sua comunidade, acrescentou, ao ressaltar que a população necessita de comida, água potável e medicamentos de emergência. 

Essas inundações também causaram importantes danos materiais ao país, destruindo centenas de casas e estradas. "Ainda que não se trate de um ciclone ou de uma tempestade tropical, os danos observados nas regiões afetadas são consideráveis", lamentou, em nota, Jean-Martin Bauer, coordenador para a ONU de ação humanitária no Haiti. 

O primeiro-ministro haitiano, Ariel Henry, ativou o Centro de Operação de Emergência Nacional (COUN). Esse balanço revela a vulnerabilidade do país frente a catástrofes naturais, quando a temporada de ciclones está apenas no começo.

O Haiti atravessa uma crise humanitária severa, com cerca da metade da população necessitando assistência humanitária, o dobro de cinco anos atrás, segundo a ONU.  (AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!