Meio ambiente

COP 25 se encerra com frustração e críticas ao Brasil

Após duas semanas de negociações, as delegações concordaram em melhorar as metas de redução de emissões de gases do efeito estufa

Por Folhapress
Publicado em 16 de dezembro de 2019 | 16:00
 
 
 
normal

As negociações na Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP 25, realizada em Madri, na Espanha, terminaram sem acordo sobre a regulação global do mercado de créditos de carbono e frustraram ambientalistas.

“O resultado dessa COP é totalmente inaceitável”, disse a diretora executiva do Greenpeace, Jennifer Morgan. O Greenpeace chamou países como Brasil e Arábia Saudita de “bloqueadores climáticos” e os acusou de “venderem acordos sobre carbono para atropelar cientistas e a sociedade civil”.

A cúpula se encerrou oficialmente na última sexta-feira, mas as tratativas se arrastaram até ontem por conta das diferenças de visões entre os 196 países participantes, além da União Europeia.

Após duas semanas de negociações, as delegações concordaram em melhorar as metas de redução de emissões de gases do efeito estufa e em ajudar países vulneráveis às mudanças climáticas, mas adiaram a discussão sobre o mercado de créditos de carbono para a COP 26, em Glasgow, na Escócia, em novembro de 2020.

O mercado de carbono é um dos pilares do Acordo de Paris de 2015, mas os países ainda não conseguiram chegar a um consenso para regular essa comercialização e fixar um preço para as emissões de CO2.

Apoiada pela União Europeia e por pequenos Estados insulares, a melhoria das metas teve oposição de Brasil, China, EUA e Índia. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que a conferência “não deu em nada”. 

Frases

“A comunidade internacional perdeu uma importante oportunidade para mostrar uma maior ambição para mitigação, adaptação e finanças para combater a crise climática.”

António Guterres, secretário geral da ONU

“O resultado dessa COP é totalmente inaceitável.”

Jennifer Morgan, diretora-executiva do Greenpeace

“Independentemente do que aconteça, nunca vamos desistir. Nós só começamos.”

Greta Thunberg, ativista sueca de 16 anos

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!