Pandemia

"Covid não acabou", alerta OMS

“Não podemos baixar a guarda, frisou a diretora técnica da OMS para a covid-19, Maria Van Kerkhove

Por Agências
Publicado em 05 de maio de 2023 | 11:46
 
 
 
normal

A Organização Mundial da Saúde (OMS) enfatizou, nesta sexta-feira (5), que, embora a covid-19 não seja mais uma emergência sanitária mundial, a doença não desapareceu. “Não podemos baixar a guarda”, frisou a diretora técnica da OMS para a covid-19, Maria Van Kerkhove, em declarações à imprensa.

“A fase de emergência acabou, mas a covid, não”, frisou. A Organização Mundial da Saúde (OMS) suspendeu nesta sexta-feira (5) o nível máximo de alerta sobre a pandemia de covid-19, que deixou "pelo menos 20 milhões" de mortos no mundo, segundo a ONU, ao considerar que a doença está suficientemente controlada. Oficialmente, em registros pelo mundo, são contabilizadas cerca de 7 milhões de mortes.

“Com grande esperança declaro que a covid-19 já não é mais uma emergência sanitária de alcance internacional”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Ele calcula que a pandemia deixou “pelo menos 20 milhões” de mortos, quase três vezes mais do que o balanço oficial de sua organização. (AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!