Pandemia

É cedo para tratar a Covid como uma gripe, pondera OMS novamente

Não estamos a ponto de poder qualificá-lo como endêmico, afirmou a responsável pelas situações de emergência da OMS Europa, Catherine Smallwood

Por O TEMPO (com AFP)
Publicado em 11 de janeiro de 2022 | 13:25
 
 
 
normal

Autoridades da Organização Mundial de Saúde (OMS) voltaram a alertar, nesta terça-feira (11) que ainda é cedo para tratar a Covid-19 como uma gripe, conforme a variante ômicron se espalha rapidamente pelo mundo. Ela já se tornou, inclusive, predominante no Brasil.

A OMS frisou que atualmente é impossível qualificar o vírus como endêmico como é o caso da gripe. "Ainda temos um vírus que evolui muito rapidamente e que apresenta novos desafios. Portanto, certamente não estamos a ponto de poder qualificá-lo como endêmico", afirmou a responsável pelas situações de emergência da OMS Europa, Catherine Smallwood.

Globalmente, a pandemia matou quase 5,5 milhões de pessoas, de acordo com um número compilado pela AFP a partir de fontes oficiais. O número real, porém, pode ser duas a três vezes maior, de acordo com a OMS.

Na quinta-feira passada, o diretor geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus advertiu que  que a ômicron ainda pode causar hospitalizações e mortes, sobretudo entre os não vacinados, e não deve ser classificada como 'leve'.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!