Regras

Empresa decide multar em R$ 6 mil funcionário que perturbar colega de férias

De acordo com membro da equipe da Dream11, medida tem dado certo desde que foi implementada

Por O Tempo
Publicado em 10 de janeiro de 2023 | 21:20
 
 
 
normal

No mundo em que WhatsApp é utilizado para fins de trabalho, às vezes, fica complicado não receber mensagens durante as férias. Para resolver esse possível transtorno, uma empresa da Índia adotou a prática de multar os funcionários que enviarem mensagens de trabalho para colegas no período de descanso.  

Assim, a equipe da empresa Dream11, que tem sede em Mumbai e administra plataformas de jogos e-fantasy (um tipo formato de jogo online), decidiu que o empregado que entrar em contato com outro que esteja de férias terá que pagar uma multa no valor de 100 mil rúpias (equivalente a R$ 6.250 mil). 

Fundada em 2008, a empresa obedece às leis locais e concede pelo menos uma semana de férias anualmente. "Uma vez por ano, durante uma semana, você é expulso do sistema", contou Bhavit Sheth, cofundador da Dream11, à emissora CNBC.

Ele ainda contou que os funcionários são desligados das plataformas de gerenciamento e comunicação. "Você não tem Slack, e-mails e ligações. Porque ajuda muito ter aquela semana ininterrupta e ajuda a empresa a saber se dependemos de alguém", acrescentou e disse que o sistema de multas tem sido efetivo. (Com informações de "Bloomberg")

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!