Alerta

Estudante morre após comer macarrão deixado fora da geladeira por 5 dias

O acidente envolvendo a morte do jovem, ocorreu em outubro de 2008, em Bruxelas, na Bélgica e se tornou público no último mês após um artigo publicado na revista médica Clinical Microbiology

Por O TEMPO
Publicado em 15 de setembro de 2023 | 11:44
 
 
 
normal

Consumir alimentos deixados fora da geladeira por horas ou até dias pode parecer uma prática inofensiva, mas a realidade mostra o contrário. Um artigo publicado na revista médica Clinical Microbiology tornou público, no último mês, o caso de um jovem de 20 anos, cuja morte ocorreu após ingerir macarrão que permaneceu na temperatura ambiente por cinco dias. 

O acidente envolvendo a morte do jovem, após o consumo de macarrão estragado, ocorreu em outubro de 2008, em Bruxelas, na Bélgica. Por algum motivo não mencionado, o garoto deixou o alimento fora da geladeira, comeu e saiu para praticar esportes com os amigos, mas 30 minutos depois começou a sentir dores de cabeça, dores abdominais e náuseas. O estudante não procurou assistência médica, foi dormir e morreu durante a madrugada. 

Conforme os pesquisadores, uma autópsia revelou que o jovem morreu de necrose hepática e pancreatite aguda. Além disso, foi identificado uma bactéria chamada Bacillus cereus, conhecida por desencadear a Síndrome do Arroz Frito.

Apesar do relato de uma infecção bacteriana severa, conforme documentado na revista científica Journal of Clinical Microbiology, relacionada ao consumo de macarrão, os episódios dessa síndrome potencialmente fatal são mais frequentes quando o arroz está envolvido. A intoxicação alimentar costuma apresentar-se em sua forma mais grave.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!