Diplomacia

EUA planeja fechar seus dois últimos consulados na Rússia

Moscou deve se tornar a única representação diplomática de Washington no país, e 33 funcionários locais devem perder seu emprego

Por AFP
Publicado em 19 de dezembro de 2020 | 12:12
 
 
 
normal

O governo do atual presidente americano Donald Trump planeja fechar os dois últimos consulados na Rússia, afirmou neste sábado (19) o Departamento de Estado, enquanto o presidente eleito Joe Biden se prepara para tomar posse em meio a fortes tensões com Moscou. O departamento de Estado pretende fechar o consulado em Vladivostok, no extremo oriente russo, e suspender as atividades do de Ekaterinburgo (centro), disse um porta-voz do departamento.

A decisão foi tomada após consultar o embaixador John Sullivan e faz parte dos "esforços para garantir o funcionamento seguro da missão diplomática dos Estados Unidos na Federação da Rússia", explicou o porta-voz. Sendo assim, alguns afirmam que dez diplomatas americanos destinados a esses consulados serão transferidos para a embaixada em Moscou, que se tornará a única representação diplomática de Washington no país, e 33 funcionários locais vão perder seu emprego, segundo a televisão.

O Departamento de Estado não confirmou esses números, mas disse que "o ajuste de equipe na embaixada americana em Moscou permitirá avançar nos interesses de política externa na Rússia da maneira mais eficaz e segura possível". Segundo o porta-voz, "não está prevista nenhuma medida relacionada aos consulados russos nos Estados Unidos".

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!