Havana,Cuba. O ex-presidente Fidel Castro voltou a se vestir de verde-oliva, no sábdo, para visitar o povoado de Artemisa e homenagear vários de seus camaradas que morreram no ataque ao Quartel Moncada, há mais de 50 anos.
Castro colocou uma camisa da emblemática cor e viajou até o vilarejo, a cerca de 50 km de Havana, acompanhado de outros históricos dirigentes da revolução, Ramiro Valdez e Guillermo García, de acordo com o site oficial Cubadebate.
Nas fotos disponibilizadas pela página, não é possível distinguir se o líder cubano estava usando apenas uma camisa ou o típico uniforme militar. O ex-ditador também não levava ao peito as insígnias que usou por décadas.
Esta é a mais recente das cinco aparições públicas de Castro reportadas recentemente, após anos de reclusão devido a uma doença que o obrigou a abandonar o poder em julho de 2006 e delegá-lo a seu irmão, Raúl Castro.
A localidade de Artemisa tem um mausoléu no qual estão os restos mortais de cerca de 20 pessoas do grupo que assaltou o Quartel Moncada na província oriental de Santiago de Cuba, em 26 de julho de 1953, ataque considerado o início da atividade revolucionária de Fidel e seu grupo. Os rebeldes triunfaram em 1959.