destaque

Fórum de Davos anuncia presença de primeira-dama ucraniana em horário nobre

Já a Rússia, que costumava mandar uma numerosa delegação, acabou, na prática, banida do encontro

Por Agências
Publicado em 16 de janeiro de 2023 | 16:35
 
 
 

O Fórum Econômico Mundial confirmou nesta segunda-feira (16) a presença do presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, e da primeira-dama, Olena Zelenska, no encontro anual da organização em Davos.

Ambos falarão na plenária principal do evento, algo inédito: Zelenska na manhã desta terça-feira (17), logo após a abertura pelo fundador do fórum, Klaus Schwab – o momento mais nobre do encontro. Ela desembarcou na Suíça nesta segunda.

Zelenski, por sua vez, discursará no fim da tarde de quarta por meio de link ao vivo de Kiev, como ocorreu no ano passado. Desde a eclosão da Guerra da Ucrânia, em fevereiro passado, o fórum tomou o conflito como uma de suas pautas centrais. No evento de 2022, a guerra e o temor de suas consequências ofuscaram os demais debates.

A Rússia, que costumava mandar uma numerosa delegação, também acabou, na prática, banida do encontro –não apenas autoridades, mas também empresários.

Neste ano, os temores de recessão global ocupam a maior parte da agenda. A guerra, no entanto, continua a ser um assunto dominante, sobretudo por suas consequências econômicas.

(Luciana Coelho / Folhapress)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!