a verdadeira face

Fotógrafo surpreende com registro do rosto de formiga, aranha e outros insetos

Fotografia aterrorizante foi feito por Eugenijus Kavaliauskas, da Lituânia, para um concurso de fotografia da Nikon

Por Bárbara Ribeiro
Publicado em 24 de outubro de 2022 | 13:14
 
 
 

A fotografia macro surpreendente e horripilante de uma formiga que parece ter saído direto de um filme de terror chamou a atenção de diversos internautas, nesta segunda-feira (24). O registro aterrorizante foi feito por Eugenijus Kavaliauskas, da Lituânia, para um concurso da Nikon.

Kavaliauskas utilizou um microscópio e efeito de "ilusão de ótica" para capturar a complexa estrutura facial da formiga e close da cabeça de um ângulo específico.

Apesar da imagem ter sido bem recebida na internet, o fotógrafo lituano não entrou no Top 20 do concurso. No portfólio de Eugenijus Kavaliauskas é possível viajar pelo universo da fotografia macro com registros impressionantes de várias espécies de insetos como aranhaslouva-deus, joaninha, dentre outros. 

Os primeiros colocados do concurso foram os fotógrafos suecos Grigorii Timin e Michel Milinkovitch, que produziram uma bela imagem fluorescente da pata dianteira de um embrião de lagartixa gigante de Madagascar. Eles usaram uma ampliação de 63x para documentar as pequenas veias e ossos da mão.

Além da fotografia do rosto da formiga, a imagem do rosto do besouro joia salpicado de vermelho também chamou a atenção dos internautas. O registro foi feito pelo fotógrafo Yousef Al Habshi que utilizou uma técnica de empilhamento de imagens , luz refletida e ampliação da Lente Objetiva 3X.

A competição de Fotomicrografia do Pequeno Mundo da Nikon, realizada anualmente desde 1975, celebra a arte da fotografia com microscópio. Segundo a Nikon, ao todo foram 1.300 inscrições, de 72 países, com imagens surpreendentes que mostram detalhes que o olho humano não consegue ver.  Confira a galeria de fotos dos vencedores do concurso aqui.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!