Economia

Grécia começa a pagar os empréstimos ao BCE e ao FMI

País recebeu da União Europeia um crédito ponte de 7,16 bilhões de euros, na última sexta-feira (17)

Por AFP
Publicado em 20 de julho de 2015 | 07:53
 
 
 
normal

A Grécia começou nesta segunda-feira (20) o processo de pagamento de 4,2 bilhões de euros que deve a Banco Central Europeu (BCE) assim como de importantes somas ao Fundo Monetário Internacional (FMI), indicou uma fonte ministerial.

"O pagamento começou", confirmou uma fonte próxima ao ministério grego das Finanças. O pagamento está sendo possível depois que a Grécia recebeu na sexta-feira a União Europeia um crédito ponte de 7,16 bilhões de euros.

Os bancos gregos também reabriram na manhã desta segunda, depois de três semanas de fechamento decidido pelo governo para proteger o sistema bancário, fragilizado pelos saques em massa de dinheiro. As agências bancárias gregas em todo o país abriram suas portas, que estavam fechadas desde 29 de junho.

No entanto, o controle de capitais, o limite de saques (60 euros por dia) e as transferências para o exterior (com algumas exceções) continuam vigentes.

A presidente da União de Bancos Gregos e do Banco Nacional da Grécia, Louka Katseli, pediu aos correntistas que voltem a fazer depósitos nos bancos para que o sistema bancário continue solvente.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!