Diplomacia

Irã vai religar câmeras de vigilância em usinas nucleares

Anúncio foi feito pelo diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Após diminuir visitas e monitoramento, país concordou em aumentar inspeções em usina subterrânea

Por Agência
Publicado em 04 de março de 2023 | 19:24
 
 
 
normal

O Irã vai religar as câmeras de vigilância e autorizar mais inspeções em seus sítios nucleares, anunciou neste sábado (4) o chefe da agência nuclear da ONU, Rafael Grossi.

"Fechamos um acordo para que as câmeras e os sistemas de vigilância voltem a funcionar", disse em Viena o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), ao retornar de uma missão de dois dias a Teerã.

O Irã concordou em aumentar em 50% o número de inspeções na usina subterrânea de Fordo, onde foram detectadas partículas de urânio enriquecido a 83,7%, nível próximo aos 90% necessários para fabricar uma bomba atômica.

O país limitou as inspeções no ano passado e desligou as câmeras de vigilância, em um momento de forte deterioração de suas relações com as potências ocidentais. A decisão de reconectá-las é "muito importante, em particular na perspectiva de reativar o acordo de 2015", no qual o governo iraniano se comprometeu a limitar suas atividades nucleares em troca de uma redução das sanções econômicas. (Agência France Presse)

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!