tenso

Japão emite alerta para a população sobre míssil norte-coreano: 'fiquem seguros'

A informação está sendo divulgada pela NHK, principal empresa de comunicação do Japão

Por O Tempo
Publicado em 03 de outubro de 2022 | 20:09
 
 
 

O governo japonês enviou um alerta para a sua população nesta terça-feira (4), ainda noite de segunda-feira (3) no Brasil. De acordo com o governo, um míssil norte-coreano poderia estar voando sobre o país e todos que vivem nas regiões ao norte do país devem se proteger.

A orientação é para que as pessoas busquem abrigos e fiquem seguros. "A Coreia do Norte parece ter lançado um míssil. Por favor, evacuem para edifícios ou abrigos subterrâneos", disse o governo em um alerta emitido às 7h29 (19h29 de segunda-feira em Brasília).

Cerca de uma hora depois, a Guarca Costeira do Japão informou que o míssel deve cair fora dos limites do país. As informações estão sendo repassadas para a população pelos canais oficiais do governo. 

A informação está sendo divulgada pela NHK World News, braço internacional da estatal e principal empresa de comunicação do Japão. 

Além dos japonses, autoridades sul-coreanas e americanas também alertam há meses que o líder norte-coreano, Kim Jong Un, estaria se peparando para realizar mais um teste nuclear. Vários mísseis têm sido lançados nos últimos meses pela Coreia do Norte. 

Há quem acredite que o teste nuclear possa acontecer logo após o próximo congresso do Partido Comunista na China, em 16 de outubro. A Coreia do Norte, alvo de várias sanções da ONU por seus programas de armas, normalmente procura maximizar o impacto geopolítico de seus testes em momentos propícios.

Por sinal, nesta semana a Coreia do Norte defendeu a anexação de territórios ocupados da Ucrânia pela Rússia e criticou o posicionamento dos Estados Unidos - aliados de Kiev. 

(Com AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!