Em seu discurso de posse nesta quarta-feira (20), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, do partido democrata, focou, principalmente, em palavras de união e mudança. "A política não precisa ser um incêndio, destruindo tudo em seu caminho. Nunca falhamos quando nos unimos A América precisa ser melhor do que isso, e acredito que somos melhores que isso”, afirmou.
A cerimônia acontece no Capitólio, com transmissão ao vivo. Acompanhe:
Today, we begin anew. Tune in for #Inauguration2021. https://t.co/HxfU8q5riA
— Joe Biden (@JoeBiden) January 20, 2021
Citando diversos movimentos de liberdade civil que tomaram parte em Washington, onde ocorre a cerimônia, Biden ressaltou que o país, hoje, tem a primeira mulher na vice-presidência, e citou os problemas com a violência policial contra a população negra estadunidense.
“Não me diga que as coisas não podem mudar. Estamos aqui, dias após pessoas tentarem destruir a nossa democracia. Isso não aconteceu, nunca vai acontecer, nem hoje, nem amanhã, nem nunca. Para todos que não apoiaram a minha campanha: se você não concordar, que assim seja. Isso é a democracia. Desacordo não pode levar à desunião. Serei um presidente para todos os americanos. Lutarei tão bravamente pelos que não me apoiaram, quanto pelos que me apoiaram”, prometeu.
Biden afirmou que, “finalmente”, os Estados Unidos poderão enfrentar a pandemia de Covid-19, que já matou mais de 400 mil norte-americanos, “com unidade”. “A américa foi testada, e saímos mais fortes. Não enfrentaremos os desafios de ontem, mas os de hoje, e os de amanhã. Vamos liderar com o poder do nosso próprio exemplo”, disse. “No meu primeiro ato como presidente, gostaria que vocês se juntassem a mim em um minuto de silêncio em homenagem às mais de 400 mil vítimas que morreram na pandemia”, continuou.