A Fundação Cacique Cobra Coral anunciou a suspensão parcial de sua "assistência climática" aos Estados Unidos. A decisão foi comunicada na quarta-feira (9), horas após o presidente Donald Trump revelar a imposição de tarifa de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos EUA a partir de 1º de agosto.

Através das redes sociais, a entidade esotérica brasileira divulgou o comunicado justificando a medida com base no princípio da reciprocidade. A suspensão afetará em 50% os serviços que a fundação diz prestar a diversas regiões americanas.

"Diante da decisão absurda acima contra o nosso Brasil, a presidente da Fundação Cacique Cobra Coral, Medium Adelaide Scritori, comunica a Casa Branca que, usando do Princípio da Reciprocidade, Suspende a partir de hoje em 50% a Assistência Climática sem ônus, a empresas da Califórnia, Chicago, Nova Iorque, Califórnia, Meio-Oeste Americano, Florida e outros. Receba, senhor presidente Donald Trump, nossa manifestação de paz espiritual", declarou a fundação.

Em 2017, a entidade já havia rompido relações com os EUA quando Trump retirou o país do Acordo de Paris, pacto firmado em dezembro de 2015 com mais de 190 nações para reduzir emissões de gases do efeito estufa.

A Fundação Cacique Cobra Coral afirma em seu site que sua missão é "minimizar catástrofes que podem ocorrer em razão dos desequilíbrios provocados pelo homem na natureza". A organização diz ser guiada pelo "espírito que teria sido de Galileu Galilei e Abraham Lincoln".

Trump anunciou as tarifas criticando o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF, classificando-o como "uma vergonha internacional". O documento oficial americano alega que a medida foi tomada "devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos".

O presidente Lula respondeu afirmando que o Brasil "não aceitará ser tutelado por ninguém". Ele prometeu aplicar a Lei da Reciprocidade Econômica como resposta ao aumento unilateral das tarifas sobre exportações brasileiras. Lula destacou que o processo judicial sobre a tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023 é assunto exclusivo da Justiça brasileira.

O governo brasileiro informou a representantes da embaixada dos EUA que devolverá a carta enviada por Trump. O documento americano estabelece que a tarifa de 50% será aplicada sobre "todas e quaisquer exportações brasileiras enviadas para os EUA, separada de todas as tarifas setoriais existentes".

Setores como a siderurgia brasileira, que já enfrentam tarifas de 50% para produtos como aço e alumínio no mercado americano, devem sofrer impacto ainda maior com a nova medida.