Nova tendência

Jovens adotam 'adesivos de umbigos' para parecerem altas; entenda

Venda de acessórios se tornou viral e faz sucesso, principalmente, em sites de venda online da China

Por O TEMPO
Publicado em 28 de setembro de 2023 | 13:24
 
 
 

Milhares de jovens e adolescentes têm adquirido adesivos de umbigo com o objetivo de aparentarem ser mais altos. A nova tendência surgiu recentemente em sites de comércio online na Ásia nos últimos meses e tem viralizado nas redes sociais.

O acessório funciona como uma tatuagem temporária que são posicionadas alguns centímetros acima do umbigo natural, criando a ilusão de um tronco mais curto e pernas mais longas. 

Segundo o site Business Insider, jovens chinesas são as principais compradoras do acessório. A tendência tem gerado debates na internet, com opiniões divididas entre aqueles que a apreciam e aqueles que a criticam por promover um padrão de beleza irreal.

Na plataforma Xiaohongshu, uma espécie de Instagram chinês, é possível encontrar vídeos que não apenas incentivam o uso desses adesivos. Em  site de e-commerce as cartelas com 16 adesivos custam em médica 2,8 yuans (R$ 1,90, no câmbio atual).

Conforme o site South China Morning Post, a tendência viralizou nas redes sociais após a influenciadora LiangBuZhengYy ter publicado uma gravação no final de junho, em que mostra o resultado do uso do adesivo.

A jovem ainda deu a dica para colocar o adesivo em cima do umbigo real, para evitar duplicação. Basta usar uma calça de cintura alta e um calçado com salto grande e o efeito está completo.

Apesar da aparente popularidade entre as mulheres chinesas, alguns usuários questionam se essa tendência promove padrões de beleza pouco saudáveis. Em comentários nas postagens, algumas pessoas questionam por que não podemos apreciar pernas curtas e fofas, enquanto outras acham que a tendência torna os corpos das pessoas desproporcionais e a consideram feia.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!