Surreal

Nariz cresce no antebraço de paciente, e fotos impressionam

O órgão foi intencionalmente cultivado no corpo de uma mulher francesa por médicos; veja o motivo

Por O Tempo
Publicado em 13 de novembro de 2022 | 18:15
 
 
 

Depois de perder o próprio nariz em consequência do tratamento de um câncer, uma mulher na França passou por um procedimento curioso: ela teve um outro nariz desenvolvido no próprio antebraço.

Tudo começou em 2013, quando a paciente foi tratada de um câncer na cavidade nasal com radioterapia e quimioterapia. O resultado dos procedimentos agressivos foi a perda de grande parte do nariz. E, por anos, ela viveu sem o órgão, mesmo depois de tentar, várias vezes, reconstruções. 

A situação mudou quando tentaram uma nova técnica: cultivar um novo nariz no próprio corpo dela para ser transplantado posteriormente, quando estiver pronto.

O novo nariz de biomaterial foi impresso em 3D e implantado no antebraço da paciente. Além disso, os médicos responsáveis também utilizaram um enxerto da pele de sua têmpora. Assim, o órgão cresceu durante dois meses antes de ser transplantado para o rosto.

O resultado foi positivo e a paciente passa bem. "Esse tipo de reconstrução nunca havia sido realizado em uma área tão frágil e pouco vascularizada e foi possível graças à colaboração das equipes médicas com a empresa Cerhum, fabricante belga de dispositivos médicos especializada em reconstrução óssea. Esta nova técnica também permite superar certas limitações apresentadas por outras técnicas", disse o hospital. (Com informações de Page Not Found)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!