Depois de perder o próprio nariz em consequência do tratamento de um câncer, uma mulher na França passou por um procedimento curioso: ela teve um outro nariz desenvolvido no próprio antebraço.
Tudo começou em 2013, quando a paciente foi tratada de um câncer na cavidade nasal com radioterapia e quimioterapia. O resultado dos procedimentos agressivos foi a perda de grande parte do nariz. E, por anos, ela viveu sem o órgão, mesmo depois de tentar, várias vezes, reconstruções.
A situação mudou quando tentaram uma nova técnica: cultivar um novo nariz no próprio corpo dela para ser transplantado posteriormente, quando estiver pronto.
O novo nariz de biomaterial foi impresso em 3D e implantado no antebraço da paciente. Além disso, os médicos responsáveis também utilizaram um enxerto da pele de sua têmpora. Assim, o órgão cresceu durante dois meses antes de ser transplantado para o rosto.
O resultado foi positivo e a paciente passa bem. "Esse tipo de reconstrução nunca havia sido realizado em uma área tão frágil e pouco vascularizada e foi possível graças à colaboração das equipes médicas com a empresa Cerhum, fabricante belga de dispositivos médicos especializada em reconstrução óssea. Esta nova técnica também permite superar certas limitações apresentadas por outras técnicas", disse o hospital. (Com informações de Page Not Found)