Espaço

Nasa diz que impacto de sonda russa provocou cratera na Lua; entenda

Agência dos EUA diz que há imagens que mostram uma nova cratera na Lua, provavelmente formada pelo impacto da sonda russa que caiu na superfície do satélite há de duas semanas

Por Agências
Publicado em 01 de setembro de 2023 | 14:17
 
 
 
normal

A Nasa divulgou, na noite de quinta-feira (31), a imagem de uma nova cratera na Lua, provavelmente formada pelo impacto da sonda russa Luna-25, que caiu na superfície do satélite da Terra há cerca de duas semanas. A fotografia foi tirada pela sonda LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter), que orbita a Lua desde 2009. 

As equipes da agência espacial americana compararam imagens tiradas antes e depois do momento do impacto e observaram "uma nova pequena cratera" com "cerca de 10 metros de diâmetro" e localizada "a cerca de 400 km do local de aterrissagem previsto para a Luna-25".

A Nasa disse ter enviado ordens à sonda LRO para que fosse observar a zona relatada pela agência espacial russa Roscosmos como o local estimado do acidente. Como a cratera está "perto do ponto de impacto estimado da Luna-25", as equipes da Nasa "concluem que seja, provavelmente, o resultado desta missão, e não um projétil natural". 

Quase 50 anos depois da última missão lunar bem-sucedida de Moscou, a sonda Luna-25, de quase 800 quilos, caiu na superfície lunar em 19 de agosto, após um incidente durante uma manobra pré-pouso na Lua. Poucos dias depois, a Índia se tornou a primeira nação a pousar uma nave espacial perto do polo sul da Lua, uma área inexplorada que é agora o foco de todas as atenções, pois abriga água na forma de gelo. (AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!