Alerta

OMS: Parte dos novos casos ocorre por jovens que têm relaxado prevenção à Covid

Diretor geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom afirmou haver evidências da maior participação dos jovens na alta da transmissão do coronavírus

Por Estadão Conteúdo
Publicado em 30 de julho de 2020 | 13:03
 
 
 
normal

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta Quinta-feira (30) durante entrevista coletiva que há evidências de que surtos da Covid-19 em alguns países têm sido impulsionados "em parte por pessoas mais jovens baixando sua guarda durante o verão no Hemisfério Norte".

Em suas palavras iniciais, ele alertou para o fato de que os jovens, embora menos sujeitos em geral a versões graves da doença, "não são invencíveis" e podem também desenvolver quadros graves.

"Os jovens podem ser infectados; os jovens podem morrer; e os jovens podem transmitir o vírus para outros", alertou o diretor-geral. Neste contexto, ele anunciou a criação de um grupo técnico de aconselhamento sobre ciências comportamentais.

A intenção é usar conhecimentos de várias áreas para ampliar e aprofundar o trabalho da OMS em ciência comportamental e apoiar o trabalho de oferta de conselhos de saúde, de modo mais eficaz, disse Ghebreyesus, inclusive na pandemia atual.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!