na Bolívia

Onde está Tito? Até médium está envolvido nas buscas por gato desaparecido

Animal se perdeu durante um voo doméstico depois de ser colocado no compartimento de carga do avião

Por O Tempo
Publicado em 14 de janeiro de 2023 | 11:55
 
 
 

A equipe que procura pelo gato Tito, perdido em um voo doméstico na Bolívia, foi reforçada por um “médium animal”. A informação foi confirmada pelo ministro dos Direitos do Consumidor, Jorge Silva, ao afirmar que as autoridades bolivianas chamaram um médium para que ele “use suas técnicas e tente se comunicar com o felino”.

A operação para localizar Tito começou quando em 8 de dezembro do último ano, o bichano e sua tutora Andrea Iturri embarcaram na cidade de Tarija (extremo sul) com destino a Santa Cruz. O animal foi colocado no compartimento de carga, mas ao chegar a seu destino, Iturri descobriu que seu amado bichinho havia se perdido.

O diretor técnico da Autoridade Reguladora de Telecomunicações e Transportes (ATT) do estado, Juan Manuel Chavarría, disse que será investigado se a companhia aérea boliviana BOA omitiu protocolos para o transporte de animais de estimação.

"Se for provado algum tipo de infração, poderá surgir uma sanção que chegaria a cerca de 72.000 bolivianos", em torno de 10.345 dólares ao câmbio, disse a autoridade.

Até o Ministério de Obras Públicas e Transportes, com jurisdição sobre o tráfego aéreo na Bolívia, fez eco aos apelos e destacou que seu ministro, Edgar Montaño, instruiu todas as instituições do setor a "encontrar o gatinho Tito".

O governo disse que latas abertas de atum foram colocadas ao redor do aeroporto Oriel Lea Plaza de Tarija, pois Tito gosta muito do alimento. 

Campanha para encontrá-lo

Andrea Iturri lançou uma campanha nas redes sociais para que seu gato - um macho branco e cinza, castrado - fosse encontrado. A mensagem com o apelo clamoroso para encontrar o gato se tornou viral nas redes.

"A Bolívia quer saber onde está Tito", "Coitado do Gato Tito, e que pena pela dona, percebe-se que está sofrendo", foram algumas das frases que circularam ao lado de sua foto. Embora tenham surgido versões de que ele foi encontrado, elas foram imediatamente desmentidas. 

Imagens do animal foram postadas na página do Facebook de Andrea Iturri com a mensagem “me ajude a voltar para minha mamãe”. (Com AFP)

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!