Tensão no Oriente Médio

Países do G7 apoiam Israel após ataque do Irã e pedem cessar fogo em Gaza

Porta-voz do G7, o presidente do Conselho Europeu Charles Michel disse que grupo condenou os ataques

Por Da redação
Publicado em 14 de abril de 2024 | 14:15
 
 
 
normal

O G7, grupo que reúne as sete economias mais industrializadas do Ocidente, condenou, neste domingo (14), o ataque iraniano contra Israel, pediu "moderação" e defendeu uma "desescalada" com um "cessar-fogo imediato" em Gaza, informou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel. 

Os líderes de Itália, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha e Japão, se reuniram em videoconferência extraordinária para tratar do assunto, e expressaram o seu "total apoio a Israel e ao seu povo" após o ataque do Irã e afirmaram o seu "compromisso com a sua segurança". 

"Condenamos por unanimidade o ataque sem precedentes do Irã contra Israel", informou Michel após uma reunião por videoconferência do G7, para a qual o dirigente europeu foi convidado.

"Todas as partes devem mostrar moderação. Manteremos os nossos esforços por uma desescalada. Acabar com a crise em Gaza o mais rápido possível, especialmente por meio de um cessar-fogo imediato, pode fazer a diferença", acrescentou Charles Michel. 

"Expressamos a nossa solidariedade e total apoio a Israel e ao seu povo e reafirmamos o nosso compromisso com a sua segurança", declarou o grupo das sete economias mais industrializados do Ocidente, em uma declaração conjunta emitida pela Presidência italiana.

Ataque pelo Irã

No sábado à noite, o Irã lançou um ataque noturno com mais de 200 drones e mísseis contra Israel, em resposta a um bombardeio contra o seu consulado em Damasco, no dia 1º de abril. Por sua vez, Israel acionou seu sistema de 'cúpula de ferro' também chamado 'domo de ferro', que identifica e intercepta ataques inimigos. 

O sistema, criado por Israel em 2006, após a guerra do Líbano, é um dos elementos do sistema de defesa antimísseis israelense, com vários níveis. Foi projetado para derrubar foguetes com alcance de até 70 quilômetros e tem eficiência de 90%. (Com informações da AFP)

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!