10 anos de pontificado

Papa Francisco associa conflito entre Rússia e Ucrânia à '3ª Guerra Mundial'

Pontífice disse, em podcast, que não esperava viver, como líder da Igreja Católica, momento como este no mundo

Por Agência
Publicado em 13 de março de 2023 | 13:51
 
 
 

Jorge Bergoglio, o primeiro papa latino-americano da história, que nesta segunda-feira (13) completa dez anos como o líder da Igreja Católica, já imaginava se deparar com tensões na chefia da instituição. Mas não esperava ser papa "nos tempos da Terceira Guerra Mundial".

A declaração foi dada pelo próprio papa Francisco em um episódio do Popecast, o podcast produzido pela mídia do Vaticano com o pontífice e divulgado no dia de seu aniversário de uma década no cargo.O papa se refere à Guerra da Ucrânia, conflito que fez o fantasma de um terceiro conflito mundial sair do armário.

Francisco, que nasceu em Buenos Aires, na Argentina, tem pedido por paz em seus conflitos, e a guerra já chegou a ampliar a rusga histórica entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa Russa. O papa diz que, como alguém que "veio dos confins do mundo", não esperava isso.

"Achei que a Síria ia ser única, depois vieram as outras", segue, referindo-se à Guerra Civil síria, que já passa de uma década. "Por trás das guerras, há a indústria de armas, o que é diabólico", diz Francisco nos quase dez minutos de episódio. "Sofro em ver a morte de jovens homens -sejam eles russos ou ucranianos. É difícil."

Pedido de Paz

No material disponível em italiano, Francisco volta a pedir paz. No início, mostram os apresentadores, ele pergunta o que é um podcast. "Um podcast? O que é isso? Bom... Vamos fazer."

Ao descrever seus dez anos como papa, ele diz: "O tempo voa, tem pressa. Quando você quer agarrar o hoje, já é ontem. Esses dez anos foram assim: vivendo em tensão". A celebração de seus dez anos de papado contará também com uma missa para a qual foram convidados outros cardeais, no Vaticano. (FOLHAPRESS) 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!