dando o que falar

Polícia britânica prende idoso que estaria envolvido no corte de árvore famosa

Anteriormente, um adolescente de 16 anos já havia sido detido pelo corte da árvore que aparece nas filmagens de Robin Hood

Por Agências
Publicado em 29 de setembro de 2023 | 19:48
 
 
 
normal

Um homem de 60 anos foi preso, nesta sexta-feira (29), no âmbito da investigação sobre a derrubada de uma das árvores mais famosas do Reino Unido, anunciou a polícia local, que havia liberado um adolescente de 16 anos algumas horas antes. 

O corte da árvore de Sycamore Gap, isolada entre duas colinas em uma paisagem espetacular do norte da Inglaterra, causou tristeza e indignação no Reino Unido.

A árvore, de duzentos anos, ficava próxima à Muralha de Adriano (Hadrian's Wall) — construída na época romana para impedir a invasão dos bárbaros —, um sítio declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Em 2016, foi eleita "árvore do ano", e apareceu no cinema no filme "Robin Hood" de Kevin Costner, em 1991.

A polícia de Northumbria que investiga esse "ato de vandalismo deliberado", anunciou, nesta sexta-feira, que prendeu "um homem de 60 anos vinculado ao incidente". 

Um adolescente de 16 anos, preso na quinta-feira por suspeita de "degradações", foi liberado nesta sexta pela manhã "à espera de novas investigações", declarou a polícia. 

"Espero que essa segunda prisão demonstre que levamos a situação a sério, e nosso compromisso de encontrar os responsáveis e levá-los ante a Justiça", declarou Rebecca Fenney-Menzies, policial de Northumbria, em um comunicado.  

Na manhã de quinta-feira, pedestres encontraram a árvore, uma das mais fotografadas do país, cortada no toco, aparentemente com uma motosserra.

Andrew Poad, um dos líderes do National Trust, que administra sítios do patrimônio no Reino Unido, assegurou à BBC que a árvore está "sadia" e que é possível que volte a crescer.

(AFP)
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!