San Pedro

Presídio na Bolívia tem 'tribunal interno' e piscina para executar condenados

Localizado em La Paz, na Bolívia, San Pedro é a maior prisão do país e abriga aproximadamente 3.000 presos que, de maneira peculiar, criaram seu próprio sistema de governança

Por O TEMPO
Publicado em 11 de setembro de 2023 | 13:04
 
 
 
normal

Um presídio na Bolívia, está ganhando notoriedade nas redes sociais após a publicação do livro de Rusty Young, que descreveu o cotidiano no local. Localizado em La Paz, San Pedro é a maior prisão do país e abriga aproximadamente 3.000 presos que, de maneira peculiar, criaram seu próprio sistema de governança e até um tribunal interno para resolver disputas.

Atualmente, o presídio funciona com um contingente reduzido de guardas e já foi comparado a uma comunidade carente no centro da cidade. Em alguns casos, até as famílias dos presos moram nas instalações da prisão em busca de maior segurança. As celas, que não são trancadas, foram transformadas em quartos, sendo classificadas com notas de 0 a 5 estrelas - o que influencia o sistema de compra, venda e aluguel dos espaços.

Presos que não têm recursos para adquirir ou alugar um quarto arriscam enfrentar as condições desfavoráveis do lado de fora, já que a cidade está localizada a uma altitude de 3.625 metros e as temperaturas no inverno podem ser extremamente baixas.

San Pedro é como uma cidade

San Pedro funciona como uma espécie de "cidade murada", com detentos envolvidos na produção de artesanato, vendido aos visitantes. Além disso, a prisão abriga barbearias, restaurantes, salas de aula, igrejas e pequenos empreendimentos. O movimento de pessoas é intenso, incluindo mototaxistas operando dentro das instalações. O trabalho é dividido entre os detentos, com alguns responsáveis pela preparação de refeições e outros assumindo tarefas de limpeza. As oportunidades de emprego incluem vagas para carpinteiros, auxiliares de lavanderia e engraxates.

Profissionais do sexo também têm acesso à prisão, o que gera ganhos para alguns guardas que exploram esse tipo de serviço.

Execuções

No entanto, a prisão adota uma política brutal de tolerância zero para estupradores de crianças, com punições que podem incluir esfaqueamento, choque elétrico ou espancamento até a morte, conforme as "normas" locais, segundo divulgado pelo "Daily Star".

Mas, talvez, a característica mais notável de San Pedro seja sua piscina, onde o "supremo tribunal" dos detentos frequentemente pratica as execuções daqueles condenados pelo "sistema", que lucra com o tráfico de drogas.

Prisão deu origem a Best Seller internacional 

As revelações registradas no livro de Rusty Young foram feitas após o autor subornar autoridades locais e detentos entrar na prisão e viver lá por quatro meses antes de publicar "Marching Powder".

A obra narra a história de Thomas McFadden, um pequeno traficante de drogas inglês detido em San Pedro. McFadden posteriormente ganhou a vida oferecendo passeios pela prisão a mochileiros, embora esses passeios tenham sido eventualmente proibidos quando se descobriu que os turistas também compravam cocaína na "fábrica da prisão".

*Com informações de Daily Mail

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!