Apoio militar

Primeiros tanques britânicos Challenger chegam á Ucrânia

Soldados ucranianos terminaram sua formação no Reino Unido para saber como operar os 14 Challenger enviados por Londres a Kiev

Por Agências
Publicado em 27 de março de 2023 | 19:43
 
 
 

O ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, anunciou, nesta segunda-feira (27), que os primeiros tanques britânicos Challenger chegaram ao país para ajudar o exército de Kiev a combater as forças russas. 

Reznikov informou que "Challengers britânicos, Strykers e Cougars americanos e Marders alemães" haviam sido integrados às unidades ucranianas. 

O ministro publicou uma imagem dos veículos no Facebook, sem informar a data exata em que chegaram. 

Uma porta-voz do ministério da Defesa ucraniano, Iryna Zolotar, confirmou à reportagem que os tanques Challenger "já se encontravam na Ucrânia". 

Os soldados ucranianos terminaram sua formação no Reino Unido para saber como operar os 14 Challenger 2 enviados por Londres a Kiev, anunciou horas antes o ministério britânico da Defesa. 

O treinamento começou pouco depois de Londres anunciar, no início de janeiro, que faria a entrega desses blindados. 

O Reino Unido, um dos primeiros países a apoiar a Ucrânia após o início da ofensiva russa, também anunciou em fevereiro que treinaria pilotos ucranianos de caças, abrindo a porta para o fornecimento de aviões. 

(AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!