Às ruas

Protestos contra 'impunidade' de agressores de mulheres na França

Somos fortes e orgulhosas. Somos feministas, somos radicais e estamos com raiva, gritavam as manifestantes

Por Agências
Publicado em 19 de novembro de 2022 | 14:56
 
 
 
normal

Dezenas de milhares de pessoas se reuniram em Paris e outras grandes cidades francesas neste sábado(19) para exigir uma legislação que acabe com a "impunidade" para qualquer tipo de agressão motivada por questões de gênero.  Cinco anos após o surgimento do movimento #MeToo, cerca de 90 associações, sindicatos e partidos políticos de esquerda convocaram grandes manifestações em defesa da mulher.  Em Paris, milhares de pessoas marcharam da Place de la République para a Place de la Nation, observou um jornalista da AFP. 

"Somos fortes e orgulhosas. Somos feministas, somos radicais e estamos com raiva", gritavam as manifestantes, enquanto outros gritavam "Metoo em todo lugar, justiça em lugar nenhum". 

“O que nos enfurece é a impunidade dos agressores e os maus-tratos às vítimas”, disse à AFP Maëlle Noir, membro do #NousToutes, que coordena a organização dos desfiles.

As associações exigem um orçamento público de dois bilhões de euros por ano, além de uma lei que estabeleça "brigadas e jurisdições especializadas", auxílio financeiro para a "proteção das mulheres vítimas", a criação de 15.000 novos locais de abrigo e reforço da educação sobre a vida sexual e afetiva na escola. 

A ministra francesa responsável pela igualdade homem/mulher, Isabelle Rome, lembrou na rádio RMC que está aberta à instituição de uma polícia e Justiça especializadas, tema para o qual o Legislativo se prepara. 

Quanto aos recursos financeiros, “não pararam de aumentar” para atingir “um montante global de 2,4 bilhões de euros”, apontou, reconhecendo que este montante não é “especificamente” dedicado ao combate à violência. (AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!