WASHINGTON, EUA .O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi reeleito para um segundo mandato e governará os EUA até 2017. Obama, 44º presidente dos EUA, superou facilmente os 270 votos necessários para ser eleito presidente no Colégio Eleitoral. Com 94,6% dos votos populares para delegados do Colégio Eleitoral apurados e totalizados até o fechamento desta edição, Obama tinha 303 votos no Colégio Eleitoral, enquanto seu rival republicano Mitt Romney tinha 206. Obama venceu em vários dos chamados "swing-states" (Estados sem preferência democrata ou republicana) como Ohio, Virgínia e Colorado. Romney reconheceu a derrota e desejou um bom governo a Obama.
Os democratas conseguiram manter também sua vantagem no Senado, de 52 cadeiras em cem, mas os republicanos ficaram com o controle da Câmara dos Representantes (deputados federais) e tinham, segundo contagem parcial ontem, 232 das 435 cadeiras. Os democratas conquistaram 191 cadeiras. Os resultados mostram que Obama continuará a enfrentar o Congresso dividido em 2013.
Discurso da vitória. Na mesma cidade em que há quatro anos fez seu discurso como o primeiro presidente negro na história dos EUA, Obama agradeceu na madrugada de ontem o apoio dos eleitores. Momentos antes, em Boston, o republicano Mitt Romney havia admitido a derrota.
O presidente reeleito afirmou que algumas vezes vai discordar, precisar de compromissos difíceis, mas prometeu que a economia vai se recuperar, que uma década de guerra está acabando e que uma longa campanha terminou. Admitindo, de certa forma, que esta foi uma eleição mais difícil do que a primeira,
Obama declarou: "Eu ouvi vocês e aprendi com vocês. Vocês me tornaram um presidente melhor. Vou voltar para a Casa Branca mais inspirado e determinado do que nunca. Não somos um Estado azul ou Estado vermelho. Nós somos os Estados Unidos da América".
Obama procurou levar uma mensagem de esperança, dizendo que para os norte-americanos o melhor ainda está por vir. Ele afirmou ser o mesmo homem de antes, e fez uma declaração de amor à mulher, Michelle, e às filhas Sasha e Malia, brincando com estas e enviando uma mensagem, "de que um cachorro já era o suficiente". No fim do discurso, Obama lembrou ainda da importância da democracia.
Acordo partidário. O presidente reeleito ligou para os líderes da Câmara e do Senado de ambos os partidos políticos ontem para expressar seu compromisso de querer trabalhar em conjunto na contenção do déficit público e na redução de impostos.
Mais Lidas
-
Príncipe William e Kate Middleton podem se mudar de casa para 're
-
Mais uma pessoa morre após consumir sanduíche com brócolis
-
Polícia investiga tráfico humano após achar casa com 15 crianças
-
Número de brasileiros que viajam aos EUA cresce mesmo com limitaç
-
As principais notícias sobre o que acontece no Mundo