tecnologia

Reino Unido proíbe TikTok em dispositivos oficiais por ‘razões de segurança’

Críticos do app dizem que as autoridades chinesas têm acesso aos dados de seus usuários em todo o mundo; Estados Unidos, Canadá e União Europeia tomaram medidas similares

Por Agência
Publicado em 16 de março de 2023 | 11:20
 
 
 

O Reino Unido anunciou, nesta quinta-feira (16), a proibição imediata do TikTok em dispositivos governamentais, alegando razões de segurança.  “Vamos proibir o uso do TikTok em dispositivos governamentais” com “efeito imediato”, declarou ao Parlamento o secretário de Estado, Oliver Dowden, cujo ministério também é responsável por questões cibersegurança. 

O aplicativo, com o qual se pode compartilhar vídeos curtos, é muito popular entre os jovens. Seus críticos alertam, porém, que as autoridades chinesas têm acesso aos dados de seus usuários em todo o mundo, o que o TikTok nega. 

Trata-se, nas palavras do ministro, de uma medida "cautelar". “Sabemos que já há um uso limitado do TikTok dentro do governo, mas se trata de uma boa ciberhigiene”, acrescentou. 

“Dado o risco particular para os dispositivos do governo, que podem conter informações sensíveis, é prudente e proporcional restringir o uso de alguns aplicativos”, sobretudo, dos que têm acesso e armazenam uma “quantidade significativa de dados”, alegou. Estados Unidos, Canadá e União Europeia tomaram medidas similares. 

Nesta quinta-feira, a China pediu aos Estados Unidos que acabe com os "ataques injustificados" ao TikTok, depois que o governo americano pediu à empresa que se separasse de sua matriz chinesa, a ByteDance, para não ser proibida do país. A alegação é a mesma: questões de segurança nacional. 

"Os Estados Unidos não deram, até o momento, qualquer evidência de que o TikTok ameaça a segurança nacional dos Estados Unidos", disse o porta-voz da diplomacia chinesa, Wang Wenbin, à imprensa. (AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!