As crianças colombianas da etnia Hhuitoto de 13, 9 e 4 anos e o bebê de 1 ano foram resgatados com vida na região de San Jose del Guaviare, na sexta (9), em um caso que vem comovendo o país.

Os pequenos estavam desnutridos, levemente desidratados e com picadas de insetos e chegaram neste sábado (10) a um hospital militar em Bogotá.

Durante a viagem à capital, as crianças foram atendidas por um grupo de pediatras, que se encarregou de prestar os primeiros socorros e de hidratá-los, segundo o jornal colombiano El Tiempo. Não foram divulgados outros detalhes do estado de saúde dos menores, que agora recebem atendimento médico especializado.

Cristín, o bebê do grupo, completou um ano em 26 de maio, e os militares organizaram uma festa simbólica naquele dia. Na ocasião, as crianças estavam perdidas na selva havia quase um mês.

Relembre o caso

As quatro crianças desapareceram após um acidente aéreo ocorrido em 1º de maio, Amazônia colombiana. O voo faria o trajeto entre Caquetá e San José del Guaviare, entretanto, pouco depois da decolagem, o piloto informou haver falhas na aeronave, que desapareceu dos radares logo depois.

 A mãe das crianças, Magdalena Mucutuy Valencia, o piloto e mais um passageiro morreram no acidente. Os corpos foram encontrados pelo Exército colombiano com apoio do cão farejador Wilson, um pastor belga de 6 anos, que está desaparecido. Desde então, as quatro crianças estavam desaparecidas.