Um novo incêndio florestal no sul da Califórnia se espalhou por uma área de 3.600 hectares ontem, obrigando milhares de pessoas a deixarem suas casas e esticar ainda mais os recursos desse Estado castigado pelo fogo. Centenas de bombeiros apoiados por aviões-tanque e helicópteros combatiam as chamas, que até agora não foram controladas, e ameaçam 1.800 estruturas.

Kris Brandini e sua equipe acabam passaram quatro dias intensos e ininterruptos de luta contra o fogo no oeste de Los Angeles, mas seu trabalho se limita a uma lista de clientes poderosos. Eles começaram no bairro onde moradores ricos, como o ator Arnold Schwarzenegger, tiveram que evacuar suas casas e depois seguir para o incêndio que ameaçava a biblioteca presidencial de Ronald Reagan, a cerca de uma hora de carro. 

“Eu não ando aleatoriamente, essa é a diferença entre nós e os bombeiros do estado, que protegem a todos. Eu me concentro nas casas que se inscreveram no programa”. Empresas como a Firebreak Protection Systems de Brandini foram manchetes no ano passado, quando Kim Kardashian revelou que havia contratado bombeiros particulares para proteger sua casa nos arredores de Los Angeles. 

Isso gerou preocupação com o aspecto ético de ter o setor privado no combate a incêndios. As tarifas podem chegar a US$ 25 mil por dia para um caminhão tripulado dedicado exclusivamente a bens pessoais, um luxo da elite.